Dōjinshi (em japonês: 同人誌, Dōjinshi?) são mangás produzidos e distribuidos de forma independente. O termo "dōjinshi" ou "doujinshi" deriva das palavras dōjin (em japonês: 同人, palavra japonesa que designa um grupo de pessoas com o mesmo interesse - ou, de forma mais coloquial, uma "turma", dōjin?) e shi (em japonês: 誌, uma forma mais comprimida de "zasshi", ou "revista", shi?).
Os dōjinshis são a principal parte do mercado de publicações independentes japonesas relacionadas aos mangás, animês e games. Esse mercado, de acordo com a agência de pesquisa Media Create, movimentou, em 2007, 700 milhões de dólares, só no Japão.
A maior parte dessas publicações japonesas é feita por fãs, e coloca personagens já conhecidos do público de séries de mangás, animês ou jogos em situações novas, sejam elas coerentes ou não com as suas histórias de origem.[3] Existe, porém, um número bastante grande de autores de dōjinshis que publicam também mangás "originais", com personagens e histórias criadas por eles mesmos.
Na última década, com a expansão da internet, o número de produção e consumo de dōjinshi têm crescido exponencialmente, uma vez que se tornou possivel a autores (inclusive de outros países além do Japão) divulgar e vender o seu trabalho online.
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